quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

NOTA DE REPÚDIO à Campanha Institucional da UERGS/Ingresso 2014

NOTA DE REPÚDIO
A campanha de ingresso na Uergs não nos representa
O Conjunto de materiais de marketing institucional da UERGS, tanto impresso, quanto o eletrônico de divulgação do ingresso na UERGS 2014, da campanha intitulada Coisas que a galera fala na facul não veicula os valores mais importantes desta Universidade, que são Ensino, Pesquisa e Extensão integrados à cidadania. A Campanha expressa alienação e descompromisso com o que temos de mais caro nesta comunidade universitária: a realização acadêmica pela qualificação da educação.
Sabemos que é característica de uma peça publicitária apresentar uma postura ideológica em relação aos valores da sociedade e do objeto que está sendo propagandeado. Sabemos, também, que os comerciais sempre operam por meio da afirmação de certas características supostamente desejadas pelas pessoas, investindo em torno de uma imagem de sucesso, liberdade, independência, juventude, ou mesmo de irreverência. O consumidor escolhe o produto conforme os valores que representam. Temos consciência, também de que a base de todo o marketing é criar ilusões para dominar as consciências dessas mesmas pessoas pelo convencimento de que realmente desejam o produto.  
O que o corpo docente, os funcionários e os acadêmicos da UERGS têm tentado oferecer ao Rio Grande do Sul, entretanto, é a possibilidade real de transformação da realidade através de atitudes intervencionistas cooperativas e sustentáveis.
Esse objetivo tem permanecido como um ideal do qual não se abre mão, não desistimos. Vimos durante os últimos anos lutando, todos, diuturnamente pelo fortalecimento e reconhecimento público da Universidade dos gaúchos!! Vimos lutando pela democratização de todas as suas instâncias. Vimos congregando um quadro docente qualificadíssimo. Temos demonstrado respeito incondicional pelos nossos estudantes. Vimos desenvolvendo pesquisa séria, qualificada e relevante para a sociedade, junto com nossos ótimos estudantes de iniciação científica. Cada vez mais propomos e implementemos projetos de extensão ligados e fomentadores do desenvolvimento regional, sendo preceito que nos é tão caro!
Somos novos ainda, mas já figuramos entre as 5 melhores Universidades públicas do Estado e temos o Curso de Automação Industrial como o melhor do país!
Neste ano, com o objetivo de chegar às metas da Pós-Graduação, iniciamos cinco excelentes áreas de pós graduação, com um trabalho já socialmente reconhecido.
A publicidade veiculada, entretanto, começa com o aviltamento da Instituição pelo título, que exibe o neologismo FACUL. Ora, a estrutura da UERGS não é em Faculdades. O diferencial desta Universidade é justamente, apesar de fracionada, multicampi, ser um inteiro. Nossos alunos não vão a Faculs! Eles vêm à UERGS.
O espaço e a linguagem, por mais que queira apelar para a abrangência da Universidade, retrata uma visão estritamente porto-alegrense. Estar feliz por ter passado em um Curso de Agronomia, em Porto Alegre? Falando gírias porto-alegrenses? É essa a verdade que se quer passar para o povo do Rio Grande? É essa a Universidade dos gaúchos? Temos certeza de que não.
Alienação, irresponsabilidade, malandragem, jeitinho, infantilidade são no mínimo alguns dos substantivos que podem ser colados às ações das personagens da pantomima midiática que nos foi apresentada. Porém, os alunos reais da UERGS, são íntegros, responsáveis, bolsistas de iniciação científica, premiados em muitas outras IES, em sua grande maioria, trabalhadores e, ou filhos de trabalhadores e estão se manifestando com repúdio e com razão.
Nós, professores, aparecemos como um bando de babacas que serve somente para dar moleza com a finalidade de que os alunos sejam aprovados e, portanto, estejam e se sintam felizes.
Dessa forma, devido à gravidade dos acontecimentos e a urgência para a tomada de decisões, em função de estarmos às vésperas do recesso administrativo da UERGS e das Festas Natalinas e de Ano Novo, a ADUERGS dirige-se à V. Mag., através dos meios eletrônicos, expressando o sentimento da comunidade em geral que tem ou poderá vir a ter a UERGS como uma opção de educação superior de qualidade.
Nesta condição, solicitamos a imediata retirada de circulação de todo o material impresso e eletrônico de divulgação do ingresso na UERGS 2014 da campanha intitulada Coisas que a galera fala na facul, sob pena dos prejuízos serem ainda maiores do que já foram causados à imagem e à reputação da UERGS, já que em nada essas peças representam a comunidade acadêmica e, muito menos, são a representação daquilo que o povo do Rio Grande espera de sua Universidade.

Porto Alegre, RS, 19 de dezembro de 2013.

DIRETORIA DA ADUERGS
Presidente: Paulo Vanderlei Vargas Groff
Vice-Presidente: Ana Maria Bueno Accorsi
Secretária: Viviane Maciel Machado Maurente
Vice-Secretária: Ana Carolina Martins da Silva
Tesoureiro: Fabrício Soares
Vice-Tesoureiro: Roberto Serena Fontanelli

CONSELHO FISCAL
Conselheira: Arisa  Araújo da Luz

Conselheira: Danni Maisa da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar spam, os comentários são moderados e podem não aparecer imediatamente. Obrigado por esperar.