quarta-feira, 29 de julho de 2009

Assembléia – dia 1º/8

A Associação dos Docentes da UERGS (ADUERGS) convoca todos os professores para assembléia neste sábado dia 1º de agosto a realizar-se na Fundação Encarta (www.fundacaoecarta.org.br/) localizada na Av. João Pessoa número 943 (ver mapa abaixo) às 10 horas da manhã.

Pauta

1) Votação do regimento para a eleição dos sete representantes dos professores para o Conselho Superior (CONSUN). Obtenha a minuta do regimento aqui e o cronograma aqui.

2) Avaliação da negociação do acordo coletivo.

3) Palavra da comissão de mobilização para a Audiência Pública na Assembléia Legislativa dia 11 de agosto.

4) Palavra da comissão que está reunindo o histórico da UERGS.

5) Assuntos gerais.

A fundação também apoiará financeiramente os professores que se deslocarem do interior, sendo feito da mesma forma que nas assembléias anteriores, contudo salientamos que este ressarcimento deve ser feito logo da chegado do professor, pois a tesouraria da fundação tem expediente reduzido no sábado pela manhã. Dúvidas, procurar o professor Maximiliano Segala no local.




Exibir mapa ampliado

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Negociação com o GAE - dia 7/8 as 10 horas

A próxima reunião de negociação com o GAE foi marcada para o dia 7 de agosto de 2009 – 10 horas, na Siqueira Campos 1044, 3º andar, sala 302B.

Os professores que desejarem participar devem comparecer ao local com documento de identidade e se identificar na recepção dizendo que irão participar da reunião do SINPRO-UERGS com o GAE.

sábado, 18 de julho de 2009

Assembleia encaminha mobilização permanente

Na manhã deste sábado, 18 de julho, em Assembleiia Geral do professores da Uergs realizada no Sinpro/RS, em Porto Alegre, os docentes mantiveram a proposta do último encontro em relação a negociação do Acordo Coletivo 2009, que propõe: reajuste de salário de 4% no mês de junho, 18 vales-refeição para compensação das perdas, reconhecimento do índice remanescente, atualização das demais cláusulas econômicas pelo INPC do período e renovação das cláusulas sociais.


Os representantes do Governo do Estado cancelaram a rodada de negociação que deveria ter ocorrido ontem, sexta feira, 17/07, e remarcaram para dia 29 de julho, quando então deverão ter um posicionamento sobre a proposta dos professores.


O Sinpro/RS e a Aduergs alertam que o fato de não haver Acordo Coletivo vigente (o acordo de 2008 valia até 31/05/2009), autoriza o Governo e a Reitoria da Universidade a não manter uma série de conquistas que regravam o contrato e trabalho dos professores. Uma dessas questões diz respeito ao recesso letivo (27/07 a 10/08) em que fica desobrigado o pagamento de hora extra para quem ministrar aulas (pendências) nesse período. Por isso, a orientação de que os professores não aceitem dar aulas fora do calendário letivo, mantendo apenas as demais atividades acadêmicas. Outra questão refere-se ao Plano de Saúde Unimed, que o professor deverá arcar com 100% dos custos, enquanto não se renovar o acordo.


Ação Civil Pública – O Sinpro/RS informa que está encaminhando nesta segunda-feira, 20 de julho, Ação Civil Pública pedindo tutela antecipada para a Uergs para o cumprimento da lei em relação a organização interna da Universidade, regularização dos Conselhos e eleição para Reitoria, conforme prevê estatuto de 2004. O Sindicato já denunciou essas irregularidades ao Ministério Público há mais de um mês e não obteve retorno.


Mobilização - Foi organizado um calendário de mobilização até o dia 11 de agosto, quando ocorre Audiência Pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, para debater a crise da Uergs.


Durante a Assembleia de hoje foi eleita uma Comissão de Mobilização que irá preparar o material a ser apresentado na Audiência em defesa da Universidade. Essa Comissão foi composta por regiões pelos professores a seguir:


• Região1 – João Alifantes e Débora Von Endt


• Região 2 – Marcelo Christoff e Marcos Kan Moori


• Região 3 – Gilmar Azevedo e Marta Martin Prestes


• Região 4 – Franciele Pinton


• Região 5 – Celson Silva, Isabela La Greca e Marilise Mesquita


• Região 6 – Anor Aloísio Guedes e Lúcia Silva e Silva


• Região 7 – Fernando Guaragna e Maximiliano Segala


Calendário de Mobilização


1º de agosto – Reunião de avaliação da negociação do acordo no Sinpro/RS em horário a ser confirmado.


10 de agosto - Dia de mobilização com participação dos alunos e comunidade regional, além de preparação para vinda para Audiência Pública em Porto Alegre.

11 de agosto - Paralização para participação da Audiência Pública na Assembleia, às 9h e, após, Assembleia Geral de professores para avaliação e encaminhamentos.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Os 8 anos de UERGS e os 2 anos de ADUERGS

Julho é um mês importante para a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em especial para os seus docentes. Em 10 de julho de 2001 houve a criação da UERGS e, em 7 de julho de 2007, nascia a Associação dos Docentes da UERGS (ADUERGS).

Há oito anos, a vontade popular garantiu a vitória de uma luta que durou décadas em defesa do ensino público. O projeto de lei da UERGS, enviado pelo Executivo à Assembléia, foi consequência de um amplo processo de participação da sociedade gaúcha via, principalmente, Orçamento Participativo estadual e Audiências Públicas realizadas pela Assembléia Legislativa por todo o Rio Grande do Sul.

O resultado não podia ser outro: o projeto de lei da UERGS foi aprovado por unanimidade pelo parlamento gaúcho no dia 28 de junho de 2001. Finalmente, uma reivindicação histórica da sociedade rio-grandense foi atendida, respaldada por entidades, estudantes, educadores, pesquisadores e técnicos. A criação da UERGS reparou uma distorção histórica: o RS era até então o único Estado da Federação que não possuía uma instituição estadual de ensino superior.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul foi criada como uma universidade pública, universal e gratuita, tendo como objetivos centrais promover a inclusão social e o desenvolvimento regional. Sua estrutura é descentralizada, composta por 24 unidades que atendem cerca de 2000 alunos em todas as regiões do estado. Os cursos são inovadores e voltados para as necessidades específicas das regiões nas quais são oferecidos.

Ao longo destes 8 anos enfrentamos, junto com muitos colegas que deixaram suas contribuições e hoje estão em outras instituições, com os discentes e os técnicos, muitas dificuldades: instalações inadequadas, recursos insuficientes, intermináveis viagens e horários inusitados. Conseguimos, graças ao talento e à dedicação de todos, superar tudo isso: Hoje temos, nas diversas regiões do Estado, profissionais e estudantes de Mestrado com inquestionável qualificação. Conquistamos, pela excelência do nosso trabalho, a confiança e o reconhecimento das comunidades onde estamos inseridos, o que pode ser comprovado pelo apoio que recebemos na luta para garantir vestibulares em algumas unidades.

Entretanto, a data do 8º aniversário da UERGS também é momento para reflexão. A UERGS carece de um processo de institucionalização. Nossa universidade não possui uma Reitoria eleita pela comunidade acadêmica e tampouco há um calendário de atividades com a previsão da eleição para reitor. Não há nenhuma perspectiva de um percentual fixo do orçamento estadual destinado para a universidade. A morosidade na autorização e na realização dos concursos públicos deixa evidente que não há vontade política do Governo em completar os 300 docentes necessários para que a nossa Universidade funcione regularmente de maneira plenamente satisfatória, o que denota uma clara política de esvaziamento da instituição.

O sucateamento da UERGS nos coloca na contramão da história, porque nenhum estado superará dificuldades típicas de um país subdesenvolvido sem dominar o conhecimento técnico-científico. Historicamente, está comprovado que a educação precede o desenvolvimento. Os investimentos para a criação de uma universidade sempre serão compensados posteriormente. Vivemos a era do conhecimento. Quanto mais a sociedade gaúcha investir em educação, mais ela estará investindo no seu futuro.

Ademais, julho também marca o surgimento da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e para comemorar o aniversário de 2 anos a ADUERGS está lançando um Blog (http://aduergs.blogspot.com/), ferramenta adequada para um comunicação rápida e simples com a comunidade universitária.

A ADUERGS representa a consolidação de um corpo docente que é diretamente responsável pelo resultado obtido pela UERGS no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC: em 2008 foi considerada a 4ª melhor universidade do RS. Entretanto, essa qualidade de ensino está ameaçada pela insuficiência de professores e pelo descaso da Reitoria e do governo do Estado para conosco.


É nossa tarefa lutar pelos nossos direitos e pela consolidação da nossa Universidade. Precisamos, imediatamente, de um reitor que seja comprometido e que nos represente. É necessário que tenhamos os 300 docentes para que possamos nos dedicar a cada disciplina, tenhamos horários e calendários regulares e não tenhamos de correr de uma unidade para outra. Precisamos, também, cuidar das atividades de Pesquisa e Extensão. E, principalmente neste momento, temos de nos engajar e participar politicamente nos colegiados, conselhos e demais associações representativas.

Para que o nosso contingente, que atualmente é pequeno face às necessidades, não fique menor ainda, urge que tenhamos o Plano de Carreira aprovado e condições de trabalho adequadas.

Nossas lutas começaram com a criação da Universidade, mas graças ao trabalho de alguns abnegados é que foi fundada essa Associação que nos representa. Com apenas 2 anos de atuação, recém começamos a andar. Mas, com o apoio do SINPRO, já tivemos conquistas importantes como garantir a nossa plena representação no CONSUN, acordo coletivo de trabalho, plano de saúde, entre outros. Temos, ainda, muito a fazer e, para isso, é importante o apoio e a participação de todos.

Professor. Participe, mobilize a sua unidade e associe-se a ADUERGS!

Parabéns a todos nós!

Direção da ADUERGS.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Conversas Cruzadas sobre a UERGS - dia 10/7

O programa Conversas Cruzadas do próximo dia 10 será sobre a UERGS. O programa vai ao ar as 22h30min através do canal 36 UHF na grande Porto Alegre, mas também pode ser acompanhado pelos canais da NET no interior do estado ou pela internet no site www.tvcom.com.br.

sábado, 4 de julho de 2009

Assembleia Geral - dia 18/07 as 10 h

Na tarde desta quinta-feira, os negociadores do Sinpro/RS e da Aduergs estiveram reunidos com o Gabinete de Assessoramento Especial (GAE) do governo do estado para apresentar a contraproposta dos professores para Acordo Coletivo.

Após o recebimento da proposta, os representantes do governo solicitaram um prazo até 17 de julho, data da próxima reunião, para uma resposta definitiva sobre a reivindicação.

A proposta consiste em reajuste de salário de 4% no mês de junho, 18 vales-refeição para compensação das perdas, reconhecimento do índice remanescente, atualização das demais cláusulas econômicas pelo INPC do período e renovação das cláusulas sociais.

Assembleia Geral – Diante do calendário estabelecido, para avaliar uma possível contraproposta e discutir os rumos do movimento, o Sinpro/RS convoca os professores da Uergs para Assembleia Geral no dia 18 de julho, às 10h, na sede estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919 – Porto Alegre).

O Sinpro/RS ressarcirá as despesas com transporte aos professores do interior.