A ADUERGS e o SINPRO/RS foram recebidos na quinta-feira dia 21 pelos membros do Ministério Público Estadual, o Promotor Francesco Conti, Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos do MP, e a Promotora Miriam Balestro.
Na ocasião foram repassadas ao MP informações sobre a atual situação da UERGS, como as deficiências na estrutura física, a falta de pessoal e os aspectos legais da Instituição. Neste último tema o destaque foi à posse na nova reitoria da Universidade sobre a qual os representantes dos docentes apresentaram cópias das atas de escrutínio e de homologação do resultado por parte do Conselho Universitário, bem como, requerimento assinado pelo sindicato solicitando que o MP acompanhe o processo de posse da nova reitoria.
Também foi relatado por parte dos docentes que:
- No último dia 19 de outubro fora concluído o processo de transição formal da Reitoria.
- Toda a documentação desta transição compõe o processo SPI 1553-1950/10-5.
- O referido processo seria encaminhado a Secretária de Ciência e Tecnologia no final da tarde daquele dia.
Os promotores foram muito receptivos as demandas dos docentes e comunicaram que na semana seguinte, possivelmente na terça-feira dia 26, teriam agendado uma reunião com o Senhor Secretário de Ciência e Tecnologia Eduardo Macluf para tratar sobre temas da UERGS.