sexta-feira, 11 de julho de 2014

NOTA DE APOIO AO PROCESSO DEMOCRÁTICO

Nesta oportunidade em que a nossa UERGS completa os seus 13 anos de ensino e de luta, vivenciamos um momento muito importante na caminhada na construção da democracia interna: a abertura do processo eleitoral para a escolha da segunda Reitoria eleita diretamente pelos professores, funcionários e estudantes, com paridade entre categorias.
Este fato é uma grande conquista de toda a comunidade acadêmica, a qual devemos valorizar muito, principalmente depois de termos tido três Reitorias pró-tempore desde a criação da UERGS.
Sabemos também que um evento eleitoral pode gerar tensionamentos internos, o que é normal dentro do processo democrático. No entanto, ao termos também lutado pela consolidação de outras instâncias democráticas dentro do sistema institucional, acreditamos que devemos administrar este momento com muita responsabilidade, com respeito às pessoas, pensando sempre no bem da nossa Instituição.
Vimos inicialmente manifestar o nosso respeito às normas da UERGS, em especial ao Edital n.1/2014, que trata da eleição de Reitor e de Vice-Reitor, e a nossa confiança na Comissão Eleitoral e no CONSUN.
Gostaríamos de esclarecer que o CONSUN, através da Resolução CONSUN n.13/2014, estabeleceu regras referentes à Comissão Eleitoral, e, entre elas, critérios para a sua composição.
Os nomes dos professores e dos funcionários integrantes da Comissão Eleitoral foram aprovados por unanimidade no CONSUN, que também estabeleceu critérios para a escolha dos estudantes. Essa Comissão, de acordo com a Resolução citada, ficou encarregada de elaborar o Edital da eleição, cuja proposta, quando pronta, foi enviada para a Procuradoria Jurídica da UERGS para parecer. Portanto, antes da proposta de Edital ser enviada para apreciação do CONSUN, o Diretor jurídico havia elaborado um parecer.
Importante ressaltar que os apontamentos do Diretor Jurídico, constantes no Parecer, foram acolhidos na quase totalidade pelo CONSUN. Naquela sessão, os conselheiros fizeram algumas  sugestões, e o texto básico do Edital foi aprovado por unanimidade no CONSUN. Não houve qualquer discussão acerca dos documentos que eram requisitos para as inscrições das chapas, sendo também esta parte aprovada por unanimidade, pelos conselheiros.
A Resolução n.13/2014 e o Edital n.1/2014 preveem que das decisões da Comissão Eleitoral caberá recurso para o CONSUN, e que os casos omissos serão encaminhados pela Comissão Eleitoral ao CONSUN.
Desta forma, entendemos que o processo eleitoral está acontecendo conforme as previsões legais, com a Comissão Eleitoral realizando o seu papel de homologar ou não homologar as chapas inscritas, e assegurando-se a possibilidade de recurso para o CONSUN das decisões da Comissão Eleitoral. Agora caberá ao CONSUN, conforme previsto na Resolução n.13/2014, apreciar o recurso interposto por um dos integrantes da chapa não homologada.
Importante informar à comunidade, ainda que, conforme a Ata n.5 da Comissão Eleitoral, a não homologação da candidatura de uma das chapas se dá “em razão do recurso impetrado ao Consun e também em razão do pedido de renúncia do professor Vilmar Antônio Boff, até porque não existe previsão no edital e nem no RGU acerca da retira de candidaturas ao cargo de Vice-Reitor”.
A Presidência do CONSUN indicou um Relator para o recurso impetrado, e a pedido de conselheiros e por convicção própria, a Presidência do CONSUN solicitou um parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado – PGE. A próxima sessão do CONSUN para apreciar o recurso está prevista para o próximo dia 18 de julho.
A ADUERGS estará chamando uma Reunião Geral dos Professores, buscando assim colaborar no aperfeiçoamento do debate, o que interessa a todos nós.
Com certeza, com base nas nossas normas, com o trabalho sério da Comissão Eleitoral e do CONSUN, e com apoio de todos nós, iremos realizar uma eleição que virá dignificar ainda mais a nossa UERGS, sendo uma homenagem aos seus 13 anos, para continuarmos lutando por educação pública de qualidade.
Porto Alegre, RS, 10 de julho de 2014.

DIRETORIA DA ADUERGS
Presidente - Paulo Vanderlei Vargas Groff
Vice-Presidente - Ana Maria Bueno Accorsi
Secretária - Viviane Maciel Machado Maurente
Tesoureiro - Fabrício Soares
Vice-Tesoureiro - Roberto Serena Fontanelli

Conselho Fiscal
Danni Maisa da Silva
Rogério LuisThum

segunda-feira, 17 de março de 2014

Inauguração do Campus Central da UERGS

O dia 12 de março foi uma data histórica para a nossa Universidade, com a inauguração do Campus Central da UERGS, em Porto Alegre.
O Governador Tarso Genro proferiu uma Aula Magna, abordando o tema "O papel da Universidade para o desenvolvimento regional". O Chefe do Executivo falou sobre a importância estratégica da Uergs para o crescimento do Estado. "Com a decisão de colocar recursos, que nós praticamente não temos, na Universidade Estadual, estamos fazendo um processo de contratendência a uma hegemonia, porque necessitamos de um centro de inteligência regional, articulado com a nossa base produtiva para fortalecê-la, qualificá-la, formar quadros técnicos, expertise para acumular inteligência e proporcionar o desenvolvimento regional", argumentou. 


A ADUERGS, através do seu Presidente Paulo Groff e da sua Vice-Presidente Ana Maria Accorsi, esteve presente no evento a convite do Governo do Estado, e agradeceu ao Governador Tarso Genro (foto abaixo) por este novo Campus Central, que dignifica a nossa Universidade.


O Campus Central é resultado de uma história de luta em defesa da UERGS, na qual as entidades de classe (ADUERGS, SINPRO, ASSUERGS, SEMAPI e Movimentos e Diretórios dos Estudantes) tiveram uma participação ativa, a exemplo da participação da ADUERGS, ASSUERGS e Estudantes no GT (Grupo de Trabalho) criado pelo Governador em março de 2013, do qual resultou o Campus Central da UERGS, em aumento no orçamento, em 57 novos professores e em 40 novos funcionários.




A conquista do Campus Central é um exemplo de que devemos sempre persistir, sem se deixar abater, mesmo quando lá no segundo semestre de 2012 se dizia que o Governo tinha "congelado" a UERGS. As entidades conseguiram ser recebidas no Palácio Piratini, pela primeira vez na história da UERGS, e se começou um diálogo construtivo com o centro do Governo (Gabinete do Governador, Assessoria Superior do Governador, Secretaria da Ciência de Tecnologia e Reitoria), através do GT.




Parabéns a todos por esta conquista que marca um novo momento para a UERGS.

Cordialmente,

DIRETORIA DA ADUERGS

sábado, 4 de janeiro de 2014

Reitoria da UERGS responde aos pedidos de esclarecimento da Comunidade Universitária sobre Campanha de Ingresso 2014

Depois de tantas insistências e explicações teóricas sobre identidade, educação e marca da UERGS, a sua Reitoria atendeu alguns dos pedidos de providências sobre a Campanha elaborada para o Ingresso 2014 naquela IES. Equivocada quanto ao seu teor, a Campanha revoltou a todos e a todas pelo desconhecimento demonstrado pela equipe de aprovação das peças a respeito da UERGS. De todas as formas, a campanha expõe os acadêmicos e os docentes ao ridículo, agregando a eles uma personalidade irresponsável e leviana, características totalmente contrárias ao corpo da Universidade que é composto por pessoas comprometidas com as comunidades em que estão inseridas. 
No texto encaminhado ao e-mail desta Associação, a Reitoria comunica que o vídeo foi retirado do site da UERGS e que foi solicitada a sua retirada do youtube e do facebook. Entretanto, ainda há dois dias, circulava no facebook, outra peça pequena, em marrom, com a sigla totalmente escrita com letras minúsculas. A conclusão que se chega é a de que o Setor de Comunicação da UERGS precisa ser reorientado sobre o uso das cores e da logomarca da Instituição, bem como, deve escutar mais e melhor a comunidade para que saiba quem ela é.
Sobre os panfletos, nos quais além da SIGLA DA UERGS aparecer em três formatos diferentes na capa, há frases escritas de forma incorreta e erros internos, para os quais, a Reitoria enviou uma errata xerocada, e que as Secretarias têm de recortar e colar neles, a Reitoria se omite de tomar uma decisão e deixa a responsabilidade para as Unidades Universitárias. 
Agora a chamada é para que toda a Comunidade compareça na próxima reunião do CONSUN, quando serão dados "os demais esclarecimentos", segundo a Chefe de Gabinete, em 30/12/2013, via e-mail. 
Conferindo no site da UERGS, a próxima reunião será no dia 09/01/2014, data aprovada para a primeira reunião ordinária para o ano de 2014, aprovada na 124ª Sessão Ordinária em 28/11/2013.

EM TEMPO: A REUNIÃO DO DIA 09/01/2014 foi adiada para o dia 16/1/2014 pela Reitoria por motivos de força maior, conforme correspondência enviada aos Conselheiros em 03/01/2014. 

A saber:

Prezados,
Em resposta ao e-mail datado de 27/12, dirigimo-nos à Vossas Senhorias para esclarecimentos.
Atendendo a solicitação das Direções Regionais, datado do dia 23.12.2013, imediatamente retiramos o vídeo do Site da Uergs, à pedido. Nesse momento estamos solicitando a retirada do mesmo do Youtube e Facebook.Quanto as demais peças de campanha que envolvem folders e  cartazes informamos que as mesmas foram encaminhadas às unidades, que possuem autonomia para divulgá-las.Informamos ainda que, os demais esclarecimentos sobre a campanha de divulgação do ingresso 2014, solicitadas, serão fornecidas na próxima reunião do Consun.
Atenciosamente, Marcia Neugebauer Motta Chefe de Gabinete Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (51) 3288-9002

Seguem os links do blog da Associação dos Professores onde abordamos o tema:
A Nota de Repúdio:
O apoio do DCE 
o apoio de alguns professores:
A Carta do prof. Baldino (Guaíba) que desencadeou todo o processo.
O pedido de Informações e providências.