sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Salvação da UERGS

Em notícia on line hoje, no Clic RBS, no blog do André Machado, podemos encontrar uma manchete onde consta: Governo propõe mudança para salvar universidade. O jornalista comenta o lançamento do Documento "Pacto pela UERGS" do Governo do Estado, a ocorrer no dia 30/7. Até aí, tudo bem. Entretanto, ao mencionar as falas do Secretário da SCIT Prodanov, a matéria quase perde o sentido de incentivo ao Ensino Superior. Equivocado novamente ao se referir à UERGS, o Secretário Prodanov diz pérolas tais como:
1. "Queremos permitir que a universidade tenha significado", segundo o Blog, o Sec. Prodanov diz isso ao "incluir na proposta a aproximação de estruturas federais e comunitárias de ensino." A ideia de que a UERGS não pode ser "gigante pela própria natureza" parece ser fixa no Secretário. Fala em proximidade com a UFRGS e a PUC para resignificá-la, como se tudo o que a Instituição fez, desde 2002, não tenha tido o menor significado, 
2.  "O governo assume compromisso com a contratação de professores e estrutura, mas a universidade passa a se comprometer com metas". Como se alguma vez a UERGS não tivesse atuado dentro de suas metas, missão ou objetivos com comprometimento. Embora os representantes da Comunidade Universitária tenham estado no GT, embora o Governo Tarso tenha inúmeras vezes reafirmado seu apoio à UERGS, o seu Secretário continua perdendo ótimas oportunidades de usar o espaço público para reconhecer o trabalho árduo e intenso da Comunidade Interna para manter a UERGS funcionando, nestes anos todos, em que os Governos anteriores tentaram sucateá-la. O momento é de construção, mas os comentários, uma lástima. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar spam, os comentários são moderados e podem não aparecer imediatamente. Obrigado por esperar.