quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ABERTURA DAS ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES DOCENTES PARA O MANDATO 2013-2015 NO CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE, ELEIÇÃO PARA A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO E ELEIÇÃO COMPLEMENTAR PARA O CONSUN (Campus Regional V), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL – UERGS.


A Comissão Eleitoral, indicada pelo Presidente da Associação dos Docentes da UERGS – ADUERGS, torna públicou a abertura de eleições para representantes docentes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONEPE, da Comissão Própria de Avaliação – CPA e eleição complementar do Conselho Superior Universitário – CONSUN (Campus Regional V), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs e convocou todos os docentes do quadro permanente a participarem do processo eleitoral nos termos da legislação da Uergs e da Aduergs e do Edital nº 01/2013 .
Diz o Edital
1 DA FINALIDADE DA ELEIÇÃO
1.1 A eleição tem por objetivo escolher os representantes titulares do corpo docente bem como seus suplentes para o mandato 2013-2015 (2 anos) no CONEPE, da CPA e eleição complementar (5 meses) do CONSUN (Campus Regional V) da Uergs.
1.2 Os candidatos titulares e suplentes integrarão Chapas, que serão registradas para concorrem ao processo eleitoral, sendo que a eleição do titular implicará na eleição dos suplentes.
1.3 Os suplentes substituirão os representantes titulares apenas mediante o afastamento definitivo destes, assumindo pela ordem da suplência, sendo primeiramente o 1º suplente e depois o 2º suplente.
1.4 As vagas em disputa nestas eleições para Representantes Docentes estão
listadas a seguir:
I - CONEPE
a) Campus Regional I: 1(um) Titular e 1º e 2º Suplente;
b) Campus Regional II: 1 (um)Titular e 1ºe 2º Suplente.
c) Campus Regional III: 1 (um)Titular e 1º e 2º Suplente;
d) Campus Regional IV: 1 (um)Titular e 1ºe 2º Suplente;
e) Campus Regional V: 1 (um)Titular e 1º e 2º Suplente;
f) Campus Regional VI: 1 (um)Titular e 1ºe 2º Suplente;
Edital de Eleições e Comissão Eleitoral para Representantes Docentes no CONSUN para o mandato 2011-2013
g) Campus Regional VII: 1 (um)Titular e 1º e 2º Suplente; II – CPA
a) Duas vagas de titular e 1º e 2º suplente de cada titular; III – CONSUN
a) Campus Regional V: 1 (um) Titular e 1 (um) Suplente;
2 DA ELEGIBILIDADE
2.1 São considerados elegíveis para a representação docente no CONEPE, e
CPA e CONSUN os professores do quadro permanente da UERGS que até a presente
data estejam lotados em algumas das unidades dos 7 (sete) Campus Regionais;
2.2 Na eleição dos representantes docentes no CONEPE e no CONSUN
(Campus Regional V) os docentes poderão se candidatar apenas para as vagas do
campus regional a qual pertence a sua Unidade de lotação;
2.3 A representação docente no CPA é de todos os professores da Uergs,
independente de campus Regional;
3 DO CALENDÁRIO ELEITORAL

4 DAS INSCRIÇÕES DOS CANDIDATOS:
4.1 As inscrições dos docentes interessados em concorrer às vagas no CONEPE, CPA e CONSUN (Campus Regional V) deverão ser realizadas por requerimento de registro de chapa, enviado por qualquer um dos candidatos (titular ou suplente), através de seus endereços eletrônicos fornecidos pela UERGS (o Direto), à Comissão Eleitoral, para o endereço paulo-groff@uergs.edu.br até às 24h do dia 19 de agosto de 2013.
4.2 No requerimento deverão constar as seguintes informações: nomes completos, matrículas na UERGS, Unidades de lotação e Campus Regional que postulam representação (no caso do CONEPE e do CONSUN).
4.3 A inscrição de cada chapa somente será efetivada após a publicação do Edital de Homologação das Inscrições.
4.4 Não serão recebidos os requerimentos de inscrição que não tiverem a chapa completa, ou seja, com titular e suplente.
5 DA COMISSÃO ELEITORAL
5.1 A Comissão Eleitoral, indicada pelo Presidente da Aduergs, é composta pelos professores Paulo Vanderlei Vargas Groff (Presidente), Ana Maria Bueno Accorsi (1ª Secretária) e Analisa Tiburski Sommer (2ª Secretária).
5.2 Os membros da Comissão Eleitoral são inelegíveis para as vagas do presente
Edital.
6 DOS ELEITORES
6.1 São considerados eleitores todos os docentes do quadro permanente da
UERGS que estiverem lotados em alguma das unidades dos 7 (sete) Campus Regionais
da UERGS até o dia 28 de agosto de 2013.



7 DO PROCEDIMENTO ELEITORAL
7.1 Cada eleitor receberá da Comissão Eleitoral, via e-mail, para o endereço eletrônico funcional (o DIRETO), até o dia 26 de agosto de 2013, uma cédula de votação.
7.2 O eleitor somente poderá votar em apenas uma das chapas para eleger o representante do Campus Regional, titular e suplentes, ao qual pertence a sua Unidade de lotação, assinalando com um “X” no quadro correspondente.
7.3 A cédula deverá ser enviada anexa ao e-mail do eleitor através do Direto para a Comissão Eleitoral, ao seguinte endereço: paulo-groff@uergs.edu.br.
7.4 O sigilo da votação será assegurado: o e-mail enviado pelo eleitor com a cédula em anexo será salvo em arquivo na presença da comissão eleitoral e de 2 (duas) testemunhas com numeração aleatória, sendo posteriormente impresso sem a identificação do eleitor, e com a imediata exclusão do e-mail enviado pelo eleitor.
8 DA APURAÇÃO
8.1 A apuração das eleições se dará na Unidade de Frederico Westphalen, no dia 29 de agosto de 2013, às 14 horas, com a presença de no mínimo dois integrantes da Comissão Eleitoral e de 2 (duas) testemunhas, sendo aberta à Comunidade Universitária.
8.2 Será considerada eleita a chapa que obtiver a maioria simples dos votos.
9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1 As demais regras referente a escolha da representação docente está na legislação da Uergs e da Aduergs.
9.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.

O presente edital está assinado pela Comissão Eleitoral em Frederico Westphalen, 12 de agosto de 2013.

domingo, 11 de agosto de 2013

Colegas da UERGS: Feliz Dia dos Pais!

Do site Frases Curtas, curtam a frase: 
"Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo."
Docente, discente e funcionário da UERGS, você que é pai, mestre, amigo e está, muitas vezes, mais ocupado com a UERGS do que com seus filhos, receba a gratidão da comunidade universitária da UERGS pela sua participação como fundador de uma Instituição de Ensino - Pública e de Qualidade!Receba também os votos de Feliz Dia dos Pais!



quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ADUERGS recebe mensagem de representatividade da comunidade da região Eixo e Norte de Porto Alegre

O sr. Salvatore Lettieri enviou mensagem ao presidente da ADUERGS, prof. Paulo Groff, expressando a frustração da Região Eixo e Norte de Porto Alegre com a possibilidade da UERGS não ir para o Centro Vida. Segue a carta:

Prezado Presidente da Aduergs

Falo em nome da representatividade da comunidade da região Eixo e Norte de Porto Alegre, exatamente onde a UERGS se comprometeu, em 2012, a construir seu Campus na área do Centro Humanistivo VIDA.  ( temos vasta documentação nesse sentido desde o primeiro contato que fizemos com o reitor Guaragna em 17/5/2011)
Desde 2011 houveram diversas tratativas, visitas,s reunioes e deliberações do reitor Guaragna da UERGS e sua diretoria juntamente com a comunidade organizada, de construirem seu Núcleo Central da Universidade no Centro VIDA.

Para que V.Sa. possa ter idéia da importância e decisão da vinda da UERGS para o VIDA, o Governo do Estado transferiu em 16/8/2012 parte de área á UERGS, por 30 anos. Além disso desde 2011 e finalilzado em 2012 foram concluidos  os projetos dos prédios aprovados para a área do VIDA.
Emendas parlamentar de deputados e do senado Paim foram encaminhadas para esse fim, confirmada pelo proprio senador na visita que fez ao VIDA em 17/5/2013.

Então perguntamos à V.Sa. como é possível alguém alterar as regras do jogo sem que a comunidade participativa e colaborativa  tivesse conhecimento? E a Aduergs tinha conhecimento de todos os encaminhamentos que a comunidade organizada da região Norte e Eixo e a UERGS realizaram?
A UERGS a nosso ver, perdeu uma grande oportunidade de ser independente, pois até agora tem sido pedinte e ocupando espaços cedidos por escolas ou por prefeituras.  E mais uma vez vai depender dos ajustes políticos e de interesses outros, continuadamente a pedir esmolas e depender dos políticos.
Aguardo contato,

Abraços, Salvatore Lettieri

Esse posicionamento também foi expressado no jornal Zero Hora do dia 31/07/2013.- "Já tínhamos perdido a Upa Zona Norte para o Triângulo. Agora, mais este balde de água fria. E ficamos sabendo apenas pela imprensa. Um desrespeito depois de dois anos de tratativas diretas com o reitor - reclamou Salvatore, apoiado por líderes de cinco bairros." A reportagem também apresenta a resposta do Reitor, que reflete a situação real da UERGS: "Ao todo, a proposta custaria R$ 13,6 milhões, dinheiro que a Uergs esperava receber de uma emenda federal. Porém, vieram R$ 3,5 milhões. - Nosso projeto de se instalar na Zona Norte ficou inviável. Com este dinheiro, só construiríamos um prédio. Então, partimos para a busca de outra área. Sinto pela comunidade do Eixo Baltazar, mas não tivemos outra alternativa." A outra alternativa foi negociar com a CEEE, cujos prédios já estão prontos e em condições de serem ocupados. Essa negociação ainda está em andamento entre a UERGS, o GT formado pelo Governo e a CEEE.

No projeto da Universidade pensado para a região, o campus com reitoria, unidade universitária, biblioteca e pórtico de entrada surgiria a partir do que sobrou do prédio. Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS - Legenda original da ZH.

Luiz Alberto Silveira Mairesse - falecimento de um lutador da UERGS

Conforme nota emitida no site oficial da UERGS, o prof. Luiz Alberto Silveira Mairesse, da unidade da UERGS, em São Borja/RS, faleceu nessa madrugada.  Diz a nota:

É com extremo pesar que comunicamos o falecimento do professor Luiz Alberto Silveira Mairesse, do Campus Regional VI da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na madrugada de hoje, 7/8/2013.
Os atos fúnebres serão realizados a partir das 17h30, no município de São Borja.

A reitora em exercício da Uergs, professora Sita Mara Lopes Sant’Anna, declara luto oficial na Universidade, por três dias, a partir de hoje, 07 de agosto, em razão do falecimento.

A ADUERGS solidariza-se com a família do colega Mairesse, com a comunidade universitária da Unidade em São Borja, bem como todo o Munícipio de São Borja, por quem o professor tanto lutou desde que fixou residência naquela cidade. Para os colegas deixa a lembrança de um Cientista apaixonado e um lutador pelo desenvolvimento regional. Figura insubstituível.




Algumas informações constantes do seu Currículo Lattes:

LUIZ ALBERTO SILVEIRA MAIRESSE, ENGºAGRº (UFSM). MESTRE EM AGRONOMIA (AREA DE CONCENTRACAO FITOTECNIA) PELA UFRGS (PORTO ALEGRE-RS), DR EM AGRONOMIA (AREA DE CONCENTRACAO PROD VEGETAL (PROTECAO DE PLANTAS) PELA UFSM. APOSENTADO EM 1999 COMO PESQUISADOR PELA FUNDACAO ESTADUAL DE PESQUISA AGROPECUARIA, PROF ADJ DA UERGS, EM REGIME DE 40 HORAS, NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROPECUARIA, E NO Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, eM SÃO BORJA, ONDE TAMBÉM ATUOU COMO COORDENADOR DE CURSOS. COMO COORDENADOR GERAL DO MOVIMENTOPELA CIENCIA LIVRE FEZ DEFESA DA PESQUISA CIENTIFICA COMO BASE DO DESENVOLVIMENTO, TENDO PUBLICADO, DESDE A DECADA DE 1980, CENTENAS DE ARTIGOS TECNICOS E POLITICOS. PUBLICOU DIVERSOS ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E DEZENAS DE TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. COM 10 PRODUTOS TECNOLOGICOS, 18 PROCESSOS OU TECNICAS E OUTROS 34 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 32 EVENTOS NO BRASIL E TRÊS NO EXTERIOR. COORDENOU DIVERSOS PROJETOS DE PESQUISA. DESTACOU-SE, POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS, POR DEFENDER OS AVANÇOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, COMO INSTRUMENTOS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.




Disse Francisco Quevedo: " Feliz serás e sábio terás sido se a morte, quando vier, não te puder tirar senão a vida." Essa mensagem se aplica ao nosso querido colega, pois de tudo o que fez, nada será apagado. Leve nossa gratidão!