sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Sobre Campanha de Ingresso 2014 - PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS E INFORMAÇÕES

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS E INFORMAÇÕES

 Senhor Magnifico Reitor, Prof. Dr. Fernando Guaragna Martins

A Diretoria e o Conselho Fiscal da Associação dos Docentes da UERGS - ADUERGS vem a presença de V. Mag., primeiramente para solicitar providências para a imediata retirada do vídeo da campanha Coisas que a galera fala na facul que está no youtube. A permanência deste vídeo no youtube representa o agravamento dos prejuízos já causados à imagem e à reputação da UERGS.

Estamos também no aguardo de informações, por razões de transparência, sobre a campanha publicitária Coisas que a galera fala na facul, com dados como quem elaborou a peça publicitária, quem autorizou a divulgação e porquê, e qual o custo detalhado desta campanha, incluído também a informação de qual orçamento saiu e quem aprovou.

Diante do acima exposto, aguardamos o atendimento do pedido de providências e das informações requeridas.

Porto Alegre, RS, 27 de dezembro de 2013.

 DIRETORIA DA ADUERGS

 Presidente - Paulo Vanderlei Vargas Groff
 Vice-Presidente - Ana Maria Bueno Accorsi
 Secretária - Viviane Maciel Machado Maurente
 Vice-Secretária - Ana Carolina Martins da Silva
 Tesoureiro - Fabrício Soares
 Vice-Tesoureiro - Roberto Serena Fontanelli
  CONSELHO FISCAL
Conselheira: Arisa Araújo da Luz
Conselheira: Danni Maisa da Silva


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Feliz 2014, Comunidade Acadêmica da UERGS!

Para a UERGS/2014 nascer feliz

Todo dia na UERGS nasce alguma coisa.
Nasce nos ingressos – a curiosidade, e nos egressos – a perspectiva.
Funcionários, professores, alunos – ingressos e egressos – todos que vem e vão.
Nos prédios novos-velhos, nos prédios velhos-novos cresce a ilusão.
Vida e Morte se confundem na UERGS.
Ora, as mães e os pais em festa, ora, nossos olhos repletos de lágrimas de partida.
Na UERGS, nasce e renasce sempre uma coisa diferente.
Ela própria, nasce, quando pensamos nela como nossa cria - nossa criação.
Cresce, quando o povo diz: Não, ninguém mexe na UERGS, a UERGS é nossa!
Cresce quando a diminuem, cresce quando a calam, cresce quando a afetam.
A UERGS não para de nascer e de crescer.
Neste ano de 2014, não será diferente.
Em todos nós, da Comunidade Acadêmica, vai nascer uma coisa nova, uma outra UERGS! Outra, porque se renova com os que chegam, com as mudanças de lugar, 
com as mudanças de ar.
Outro Ano, outra UERGS, outros todos nós!

A ADUERGS, 
Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, 
deseja a todos e a todas um Feliz 2014, repleto de saúde, de paz, de amor 
e de muitas Outras Coisas Boas!








sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Prof. Baldino, o Sábio da UERGS move o mundo - Campanha UERGS/2014 sai do site da UERGS.

Em mensagem à lista de professores efetivos, o prof. Roberto Baldino, renomado estudioso da Matemática e das mentes humanas e, ou desumanas, em 12 de dezembro de 2013, começava uma onda que agora consideramos vitoriosa. Neste final de tarde, a Universidade Estadual do RS retirou de seu site a Campanha de Ingresso 2014, esperamos que - pelo reconhecimento de seu teor equivocado. Dizia o prof. Baldino:

Todos 
Achei péssima a imagem que o folheto de propaganda da UERGS passa.
“Te liga!” ainda passa, mas “não perde” em vez de “não percas”,  já tranca. Na página seguinte o “É nós na FACUL” dá náuseas. A tal “FACUL” deve ser o neologismo para faculdade de analfabetos... (...)
O folheto está em estilo geral de propaganda de boteco particular de ensino superior tipo p-p (paga-passa) que giram em torno das festividades noturnas, cerveja no barzinho em frente, muitas amizades e transas, ou seja, pura prática educativa para leitõezinhos burgueses sob o álibi de que vão aprender algum conhecimento.  
Quem se pretende atrair com esse tipo de divulgação? Atrair para onde? Para o curso de didática geral de caixa-prego?
No caso de nosso curso de computação a propaganda é enganosa, é falsidade ideológica. O sujeito chega aqui esperando encontrar a festiva imbecilidade dominante e encontra gente estudando, dando um duro danado para obter aprovação, num barracão mal iluminado de temperaturas extremadas e instalações sanitárias precárias.
Ademais, fizeram um quantidade impressionante de panfletos e devem ter pago bom dinheiro para uso das imagens dos artistas.
Tão difícil fazer um vestibular e tão fácil jogar dinheiro fora nesse tipo de coisa.
Abraço


O Professor Baldino possui graduação em Engenharia Civil e Eletricista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1961), mestrado em Matemática - Stanford University (1965) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1972). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, no Curso de Engenharia em Sistemas Digitais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Cálculo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cálculo, assimilação solidária, pesquisa-ação, lacan e análise não standard.

Docentes manifestam seu apoio à atitude da ADUERGS contra o teor da Campanha Institucional de Ingresso/2014

Rosandra Santos Mottola Lemos
Professora adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
.........................................................................
Parabenizo a atitude da ADUERGS.
Profa. Dra. Tânia C. B. Cabral
Ex-Professora da UERGS
....................................              
Venho me manifestar publicamente e assino abaixo a Nota de Repúdio da Aduergs. E informar que em momento algum, como Diretora Regional, fui consultada sobre o material produzido e questiono: "Qual é a real imagem que querem divulgar da uergs?"
Profa. Dra. Gabriela Silva Dias
Diretora do Campus Regional VII
da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
....................................................
Prezada Comunidade Acadêmica,
De público, reforço meu reconhecimento e assino abaixo a Nota de Repúdio da Aduergs. E informo que em momento algum, como Diretora Regional do Campus Reginal IV, fui consultada sobre o material produzido e, como a colega Gabriela, questiono: "Qual é a real imagem que querem divulgar da Uergs?"
Profa. Dra. Arisa Araujo da Luz
Diretora Regional do Campus IV
da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
..............................................................
Comunico minha adesão publica à Nota de Repúdio da ADUERGS e autorizo a publicação no blog da Associação dos Professores. Uma campanha institucional deve valorizar os princípios da instituição.  Essa campanha é um equívoco que ofende a comunidade acadêmica.
Prof. Dr. Elton Gimenez Rossini
Professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
...........................................
Como educadora da UERGS e formadora de novos/as docentes nos Cursos de Pedagogia me manifesto a favor da Nota de Repúdio pelos seguintes motivos:
- Não somos uma FACULDADE, mas uma Universidade;
- A campanha não inclui as questões de gênero, diversidade étnica e alunos hipossuficientes e deficientes (justamente, cotas e critérios que nos diferenciam de outras Universidades);
- A campanha desqualifica nossos critérios de avaliação, colocando a universidade como um lugar de "festa, encontro e descontração" unicamente;
- Em nenhum momento é mencionado o lugar que ocupamos no ranking estadual e todos os programas federais e de excelência que lideramos: OBSERVATÓRIO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, PARFOR, PIBID, BOLSAS DE FOMENTO FAPERGS, CNPq e CAPES, CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS;
- Não são mencionadas as políticas estudantis: BOLSAS DE MONITORIA E PRÓ-DISCÊNCIA;
- Não é mencionada a ALTÍSSIMA qualificação do corpo docente e nossa produção em nível de graduação e pós graduação, além do conceito de DESENVOLVIMENTO REGIONAL (que custa tão caro à UERGS).
- A campanha é "bairrista (chimarrão na mão)"  e recebemos alunos do Brasil inteiro.
 Entendo o caráter juvenil e o frescor linguístico da campanha, mas sinceramente ela não evidencia nossas qualidades e o que temos de  melhor para oferecer.
 Peço que não sejam considerados esses motivos como uma afronta pessoal a ninguém e menos ainda ao nosso Setor de Comunicação que sempre produz materiais de excelente qualidade, mas dessa vez não posso me calar desde o lugar que ocupo de educadora que luta cotidianamente pela imagem de uma Universidade de qualidade.
Profa. Dra. Aline Reis Calvo Hernandez
Professora Adjunta Uergs
Dra. Psicologia Social e Metodologia



DCE da UERGS adere à Nota de Repúdio da ADUERGS

O GIGANTE ACORDOU!

Eu, Madalena Vargas Gomes, Presidente do DCE, em nome do corpo discente, abaixo assino a Nota de Repúdio enviada pela Aduergs.
Madalena Vargas Gomes
Graduanda em Administração – Unidade em Porto Alegre

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Sobre a forma como os acadêmicos são representados na nova Campanha de Ingresso na UERGS, diz a Nota de Repúdio da ADUERGS:

"Alienação, irresponsabilidade, malandragem, jeitinho, infantilidade são no mínimo alguns dos substantivos que podem ser colados às ações das personagens da pantomima midiática que nos foi apresentada. Porém, os alunos reais da UERGS, são íntegros, responsáveis, bolsistas de iniciação científica, premiados em muitas outras IES, em sua grande maioria, trabalhadores e, ou filhos de trabalhadores e estão se manifestando com repúdio e com razão."

Clique aqui e leia a Nota de Repúdio à Campanha de Ingresso/2014 na íntegra.

NÃO NOS REPRESENTA!




quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

NOTA DE REPÚDIO à Campanha Institucional da UERGS/Ingresso 2014

NOTA DE REPÚDIO
A campanha de ingresso na Uergs não nos representa
O Conjunto de materiais de marketing institucional da UERGS, tanto impresso, quanto o eletrônico de divulgação do ingresso na UERGS 2014, da campanha intitulada Coisas que a galera fala na facul não veicula os valores mais importantes desta Universidade, que são Ensino, Pesquisa e Extensão integrados à cidadania. A Campanha expressa alienação e descompromisso com o que temos de mais caro nesta comunidade universitária: a realização acadêmica pela qualificação da educação.
Sabemos que é característica de uma peça publicitária apresentar uma postura ideológica em relação aos valores da sociedade e do objeto que está sendo propagandeado. Sabemos, também, que os comerciais sempre operam por meio da afirmação de certas características supostamente desejadas pelas pessoas, investindo em torno de uma imagem de sucesso, liberdade, independência, juventude, ou mesmo de irreverência. O consumidor escolhe o produto conforme os valores que representam. Temos consciência, também de que a base de todo o marketing é criar ilusões para dominar as consciências dessas mesmas pessoas pelo convencimento de que realmente desejam o produto.  
O que o corpo docente, os funcionários e os acadêmicos da UERGS têm tentado oferecer ao Rio Grande do Sul, entretanto, é a possibilidade real de transformação da realidade através de atitudes intervencionistas cooperativas e sustentáveis.
Esse objetivo tem permanecido como um ideal do qual não se abre mão, não desistimos. Vimos durante os últimos anos lutando, todos, diuturnamente pelo fortalecimento e reconhecimento público da Universidade dos gaúchos!! Vimos lutando pela democratização de todas as suas instâncias. Vimos congregando um quadro docente qualificadíssimo. Temos demonstrado respeito incondicional pelos nossos estudantes. Vimos desenvolvendo pesquisa séria, qualificada e relevante para a sociedade, junto com nossos ótimos estudantes de iniciação científica. Cada vez mais propomos e implementemos projetos de extensão ligados e fomentadores do desenvolvimento regional, sendo preceito que nos é tão caro!
Somos novos ainda, mas já figuramos entre as 5 melhores Universidades públicas do Estado e temos o Curso de Automação Industrial como o melhor do país!
Neste ano, com o objetivo de chegar às metas da Pós-Graduação, iniciamos cinco excelentes áreas de pós graduação, com um trabalho já socialmente reconhecido.
A publicidade veiculada, entretanto, começa com o aviltamento da Instituição pelo título, que exibe o neologismo FACUL. Ora, a estrutura da UERGS não é em Faculdades. O diferencial desta Universidade é justamente, apesar de fracionada, multicampi, ser um inteiro. Nossos alunos não vão a Faculs! Eles vêm à UERGS.
O espaço e a linguagem, por mais que queira apelar para a abrangência da Universidade, retrata uma visão estritamente porto-alegrense. Estar feliz por ter passado em um Curso de Agronomia, em Porto Alegre? Falando gírias porto-alegrenses? É essa a verdade que se quer passar para o povo do Rio Grande? É essa a Universidade dos gaúchos? Temos certeza de que não.
Alienação, irresponsabilidade, malandragem, jeitinho, infantilidade são no mínimo alguns dos substantivos que podem ser colados às ações das personagens da pantomima midiática que nos foi apresentada. Porém, os alunos reais da UERGS, são íntegros, responsáveis, bolsistas de iniciação científica, premiados em muitas outras IES, em sua grande maioria, trabalhadores e, ou filhos de trabalhadores e estão se manifestando com repúdio e com razão.
Nós, professores, aparecemos como um bando de babacas que serve somente para dar moleza com a finalidade de que os alunos sejam aprovados e, portanto, estejam e se sintam felizes.
Dessa forma, devido à gravidade dos acontecimentos e a urgência para a tomada de decisões, em função de estarmos às vésperas do recesso administrativo da UERGS e das Festas Natalinas e de Ano Novo, a ADUERGS dirige-se à V. Mag., através dos meios eletrônicos, expressando o sentimento da comunidade em geral que tem ou poderá vir a ter a UERGS como uma opção de educação superior de qualidade.
Nesta condição, solicitamos a imediata retirada de circulação de todo o material impresso e eletrônico de divulgação do ingresso na UERGS 2014 da campanha intitulada Coisas que a galera fala na facul, sob pena dos prejuízos serem ainda maiores do que já foram causados à imagem e à reputação da UERGS, já que em nada essas peças representam a comunidade acadêmica e, muito menos, são a representação daquilo que o povo do Rio Grande espera de sua Universidade.

Porto Alegre, RS, 19 de dezembro de 2013.

DIRETORIA DA ADUERGS
Presidente: Paulo Vanderlei Vargas Groff
Vice-Presidente: Ana Maria Bueno Accorsi
Secretária: Viviane Maciel Machado Maurente
Vice-Secretária: Ana Carolina Martins da Silva
Tesoureiro: Fabrício Soares
Vice-Tesoureiro: Roberto Serena Fontanelli

CONSELHO FISCAL
Conselheira: Arisa  Araújo da Luz

Conselheira: Danni Maisa da Silva