terça-feira, 17 de novembro de 2009

Terça-feira também é dia de votar!!!

A ADUERGS lamenta profundamente a nota apresentada pela Reitoria pro-tempore.

Em primeiro lugar, pois tenta confundir a comunidade universitária no que tange ao expediente da 5ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, uma vez que o único fato novo que aparece nele é o aceite da transferência do processo para a justiça do trabalho. A ADUERGS convida novamente a comunidade universitária a ler o expediente do juiz para avaliar o seu conteúdo.

Em segundo lugar, a Reitoria pro-tempore atribui ao mesmo expediente a anulação dos atos do CONSUN. Como não há conexão entre a nota de expediente do Juiz e o ato de revogação do Reitor pro-tempore, cabe questionar:

O Reitor pro-tempore entende que é inadmissível eleições na UERGS?

Ele deseja poder nomear livremente os seus Diretores Regionais?

O Reitor pro-tempore anulará todos os atos do CONSUN até então?

Isso inclui os vestibulares?

Hoje o Reitor pro-tempero “escolheu” anular as resoluções do CONSUN que tratam das eleições dos Diretores de Campus Regional e do CONEPE, amanhã ele pode escolher anular a resolução dos vestibulares. Isso é inaceitável!

Com a palavra a reitoria pro-tempore.

Em terceiro lugar, também gostaríamos de lembrar à Reitoria pro-tempore que democracia universitária se faz com eleições para diretor regional, eleição para coordenadores de cursos, eleições para diretores de institutos e principalmente com eleição para reitor.

Contudo, a verdadeira face da Reitoria pro-tempore é apresentada no final da nota, onde é declarado que a realização das eleições será punida. Esta associação pergunta à Reitoria pro-tempore:

Pode em um país democrático alguém ser punido por votar?

Em qual legislação a Reitoria pro-tempore esta abrigada para fazer uma declaração absurda e ditatorial destas?

Se as eleições não têm valor legal como diz a Reitoria pro-tempore, como ela pode ser um ato passível de punição?

A ADUERGS reafirma o convite à comunidade universitária para que participe do processo eleitoral o qual certamente tornará a UERGS uma universidade mais democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar spam, os comentários são moderados e podem não aparecer imediatamente. Obrigado por esperar.