quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Professores, Alunos e Funcionários protestaram pela posse da nova reitoria

Cerca de 200 pessoas entre professores, alunos e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS fizeram na manhã desta quinta-feira, 9 de setembro, um ato público em frente ao Palácio Piratini, no centro de Porto Alegre, com caminhada até a reitoria da Universidade. Os docentes reivindicam, principalmente, a posse da nova reitoria eleita em julho, bem como a nomeação dos docentes concursados, a implantação de um Plano de Carreira dos técnicos e docentes, o reajuste salarial de 4,77% de acordo com o INPC e o vestibular de 2011.

Pela tarde, representantes do Sinpro/RS, Aduergs e DCE fizeram uma vigília em frente a Casa Civil e foram recebidos pelo chefe de gabinete, que ouviu as revindicações e se comprometeu a levá-las ao Chefe da Casa Civil e à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia para agilizar os encaminhamentos. Colaboraram com apoio ao movimento os deputados Adão Villaverde e Raul Pont e a vereadora Sofia Cavedon.

“O ato de hoje mostrou a força da Uergs. Lamentamos apenas ter que dispensar tanta energia em temas básicos para funcionamento da Universidade”, destacou Fernando Guaragna, professor e reitor eleito.

A Uergs teve sua primeira eleição direta para reitoria em julho, que elegeu Fernando Guaragna como novo reitor. A eleição foi homologada pelo Conselho Superior Universitário no dia 6 de agosto. A homologação está na Secretaria de Ciência e Tecnologia aguardando ato de posse pelo governo do estado. Um ofício assinado pelo Sinpro/RS, Aduergs, Assuergs, DCE e Semapi será enviado ao governo do estado, solicitando a nomeação da reitoria eleita pela Comunidade Universitária.

Atividades também foram realizadas nas Unidades do Interior, onde as comunidades locais formam sensibilizadas quanto aos problemas da UERGS.

Abaixo algumas fotos do protesto em Porto Alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar spam, os comentários são moderados e podem não aparecer imediatamente. Obrigado por esperar.